Páginas

sábado, 11 de agosto de 2012

Pulseiras de Capim Dourado


Ganhei esta pulseira de uma colega e chefe minha de trabalho (obrigada Olga Luise), em uma das suas viagens pelo Brasil hehe, desta vez foi para Sergipe, e ela trouxe essas pulseiras de capim dourado, achei tão fofa, que resolvi saber um pouco mais sobre este capim...que é lindo por natureza.

"O capim dourado é uma espécie de capim (Singhnantus sp) que existe somente na região do Jalapão, localizado no estado do Tocantins, com a palha do qual se faz artesanatos, tais como: pulseiras, brincos, chaveiros, bolsas, cintos, vasos, peças de decoração entre outros.
Sua característica principal é a cor que lembra a do ouro. A principal localidade, onde começou o desenvolvimento da produção artesanal, é Mumbuca em Tocantins, um vilarejo localizado no município de Mateiros. Atualmente esses artesanatos são produzido em outras localidades da região do Jalapão.
O Capim Dourado só pode ser colhido entre 20 de Setembro e 20 de Novembro para que não entre em extinção. Existem regulamentações no estado do Tocantins que proíbem a saída do material "in natura" da região, somente em peças já produzidas pela comunicade local, visando assim a sustentabilidade ambiental, social e econômica do local.
O artesanato Capim dourado foi mostrado pela primeira vez a um grande público em 1993 na primeira FECOARTE (Feira de Folclore, Comidas Típicas e Artesanato do Estado do Tocantins) em Palmas Tocantins." (Fonte wikipedia)


Este brilho é natural dele, pois ele só é colhido e limpo, não sofre nenhuma reação química ou envernizamento. As artesãs são muito dedicadas e cuidadosas, pois é preciso muito cuidado e experiência para o capim não quebrar durante a fabricação.

Adorei ter conhecido um pouco mais sobre esse trabalho, e espero que tenham gostado também.

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário